terça-feira, 30 de setembro de 2008

Palhaçada da vez: novas regras de ortografia!

Para quem não sabe, as novas regras de ortografia foram aprovadas! Mas calma, elas só começarão a valer em 01/01/09! A idéia, é que haja uma unificação entre os Países de Língua Portuguesa.

Tá, a intenção é até boa, mas acho complicado ficar mudando a grafia das palavras! Grande parte da população já tem dificuldade em escrever certo, com essas mudanças então aí mesmo que o povo vai se ENROLAR! As mudanças foram as seguintes:

Alfabeto --> Inclusão das consoantes , K, Y, e W no alfabeto, que agora passa a ter o total de 26 letras.

Acentos --> Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (apoio, boia, centopeia, Coreia, ideia, jiboia, joia, plateia, paranoia).
Não se usa mais o acento no i e u tônicos quando vierem após um ditongo em palavras paroxítonas (feiura, enxague, boiuna, averigue).
Não se usa mais o acento que diferencia as palavras pára/para, pêlo/pelo, pólo/polo. Mas o acento permanece em pôde/pode, pôr/por, têm/tem, vêm/vem.
Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo (voo, zoo, enjoo, leem, creem, veem, abençoo, perdoo).

Hífen --> Não se usa mais o hífen na palavra sub-humano (que vira subumano). Palavras compostas que não têm mais hífen: paralama, mandachuva, paraquedas, parachoque.Não se usa mais hífen em palavras terminadas por vogal com segunda palavra iniciada também por vogal: autoescola, extraoficial, infraestrutura, contraindicação, semiárido. Usa-se hífen nas palavras em que o segundo elemento começa pela mesma consoante em que termina o primeiro. Exemplos: super-romântico, hiper-requintado. Palavras compostas que tinham hífen e, agora dobram o ‘r’ e o ‘s’, como exceção à regra anterior: antissocial, ultrassonografia, autorretrato, contrassenso. Não tinha hífen e agora tem (palavras formadas por prefixo ou falso prefixo terminado em vogal e segunda palavra iniciada pela mesma vocal): anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ondas.

Ortografia --> Palavras que ganharam a opção da dupla grafia: aspecto/aspeto, cacto/cato, concepção/conceção, corrupto/corruto, recepção/receção, caracteres/carateres, dicção/dição.

Trema --> Foi abolido (grafias novas: cinquenta, tranquilo, sequestro, linguiça, aguentar, arguir, linguista).

Algumas coisas na verdade nem vão mudar muito né... a trema por exemplo, quase ninguém usa! Agora na minha opinião, outras coisas são SURREAIS como por exemplo a dupla grafia. Como assim corrupto e corruto são a mesma coisa? Dupla grafia pra mim seria o caso por exemplo de espaço poder ser escrito com ç ou com ss, e coisas desse tipo! Agora, eu escrever CORRUTO quando eu estiver me referindo a um CORRUPTO é demais para a minha cabeça!

Enfim, pra mim é o tipo de coisa DESNECESSÁRIA enquanto o nosso país está cheio de problemas mais importantes para serem resolvidos!

Um comentário:

Mª Gabriela Eloy disse...

Hahahaha... Oi, minha filha! Pois é... Ele falou tanto que me convenceu. Vamos ver no que dá, né?! E bora marcar um choppinho :) Beijos!