sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hoje é o dia da pizza!



Isso mesmo que vocês leram aí em cima; no dia 10 de Julho comemora-se o dia da pizza! E eu, adoradora dessa maravilha, não poderia deixar de dedicar um post à ela!

Pra começar, que tal falarmos sobre a história da pizza? Aposto que você pode jurar de pé junto que a pizza foi inventada na Itália, né? Mas a verdade é a seguinte:

A história da pizza começou há seis mil anos, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália
.
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais
, e recebia o nome de piscea.
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje. (Fonte: Wikipédia)


A cada dia que passa as pessoas aprimoram mais essa delícia! Nos rodízios de pizza podemos nos deparar com coberturas como "strogonoff", "cachorro quente", "batata frita", "prestígio", "pavê", entre outras! Mesmo com todas essas inovações, as pizzas "tradicionais" continuam sendo
apreciadas. Vou citar algumas:
  • Margherita: tomate, queijo mozzarella e folhas de manjericão;
  • Mozzarella: tomate, queijo mozzarella, orégano e azeitonas pretas;
  • Portuguesa: tomate, presunto, queijo mozzarella, cebola, ovos cozidos e azeitonas pretas ou verdes;
  • Calabresa: tomate, lingüiça (chouriço) calabresa, cebola e azeitonas pretas;
  • Quatro queijos: queijos mozzarella, gorgonzola, parmesão e catupiry;
Huuummm, esse post está me deixando com água na boca! E será que existe algum ser nesse mundo que não goste de pizza? Se existir, só pode ser maluco!
Ouvi dizer que em comemoração ao dia de hoje, está rolando um baita rodízio de pizza lá em Brasília... não entendi muito bem o propósito... será que é porque lá tudo acaba em pizza?
Opaaaa, abafa o caso!
Beijossss

Um comentário:

kleithon disse...

Abafa o caso!
E viva a pizza Marguerita!