quarta-feira, 6 de agosto de 2008

"Infelismente o dicionário é só para preencher a prateleira!"

Nessas minhas andanças incansáveis pela internet nos momentos de ócio, descobri o blog de vários artistas e pessoas públicas. Alguns de fato muito interessantes e outros, bem... melhor eu nem comentar! Ou melhor, vou comentar sim, sem citar nomes porque não sou a dona da verdade nem a rainha da cocada preta... quero apenas expor minha opinião! E lá vai ela:

Em um desses blogs, me deparei com a seguinte frase: "INFELISMENTE COM TANTA GENTE RUIM (...)"
Poderia ter uma continuação né... infelismente com tanta gente ruim e BURRA, blábláblá!

Me desculpem, mas se tem uma coisa que eu detesto, é erro de português! Não, não sou professora, não me formei em letras e não sou nenhuma expert em ortografia. Tenho dúvidas sim, como todo mundo, muitas vezes me dá branco e fico sem saber como escrever tal palavra; nessas horas sabe a quem eu recorro? Ao meu amado amigo "DICIONÁRIO AURÉLIO"! Podem rir, mas sim, eu perco 1 minutinho "conferindo" se minha grafia está correta mas não cometo gafes como essa (ainda por cima uma pessoa pública né... se fosse o Welington meu porteiro era porque não tinha estudo) citada acima! Será que quando essa pessoa está feliz ela escreve que está "felis"? Pobre coitada! E não queiram tentar justificar isso como um descuido, esse é apenas um de vários erros dessa pessoa!

Resolvi escrever sobre isso porque sei que pelo menos 5 entre 10 brasileiros (estou falando de classe média, não me venham falar daquele pobre que mora no interior aonde não chegou nem eletricidade) possuem um dicionário em sua casa! Usar, para que né? Ele fica lindo naquela estante, preenche o buraco da prateleira e faz com que a faxineira tenha trabalho para tirar o pó!

Podem me chamar de exagerada e do que mais quiserem, mas o fato é que uma boa escrita é mais importante do que muita gente pensa! É óbvio que se você for competente no seu trabalho, seu chefe não vai te demitir porque você escreveu "agente" ao invés de A GENTE (outro erro suuuuper comum), mas se existir uma pessoa tão competente quanto você e que escreva "a gente", ele pode pedir para você dar uma passadinha no departamento pessoal para acertar as suas contas! Você pode escolher: perder 1 minutinho ou perder um emprego!

E é isso aí! Boa noite!

P.s: Talvez a pessoa que escreveu "infelismente" não saiba o que é ortografia, então eu como sou uma pessoa muito boa, perdi 1 minutinho para pegar a definição do dicionário para ela. Segue abaixo:

ORTOGRAFIA: Maneira correta de escrever as palavras; parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras...

21 comentários:

Anônimo disse...

ah maix eu nao tive oportunidadis na vida de estudar como a senhora ! por isso iscrevo assim, meio sem geito...mas prometo que tentarei me isforssar e milhorar meu portugeis, ta ?

bjs

Anônimo disse...

Minha querida Zuca!
em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Muito bem escrito.
Concordo plenamente com você. erro de português é brabo mesmo. Uma coisa é o cara não ter estudo, mas uma pessoa instruída e que tenha ao menos o primário, sabe escrever direito. Eu abomino esta forma de escrever em msn's e e-mails, como muitas pessoas fazem: "pq, vc, kd fulano"... os erros então nem se fala.
Parabéns mais uma vez.
Serei figura constante nesse blog.
Beijos do mocorongo!

Anônimo disse...

Eu confesso, não uso acento!
Camila.

Anônimo disse...

É amigaa, chega a ser revoltante..mas essa é a realidade!

Adorei o post, muito bem escrito!!
TE AMO AMIGAAA
BEIJOS KA

Unknown disse...

Achei uma pessoa que pensa da mesma forma que eu,erros de português...coisa terrível!! Vícios de linguagem tudo bem,mas erros?? Acho terrível.Claro que com palavras mais complicadas nós damos até um desconto né,mas tem algumas que dá vontade de se esconder!rs
ótimo blog,adorei! Um Bju

Unknown disse...

Hoje, estava lendo um comentário sobre um filme e Infelizmente alguém comentou e escreveu a palavra com S. Como um dia fui surpreendido lendo em uma propaganda da VISA onde estava escrito Muçarela. Corri para conferir como uma grande empresa poderia cometer um erro tão grotesco, mas está correto. Resolvi perguntar para varias pessoas e infelizmente ninguém acertou.
Então pensei "vai que infelizmente é com S".

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

xôw di bola mina!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Anônimo disse...

Erros ortográficos são "brabos" mesmo. Mas acrescento outros: uso incorreto de pontuação, por exemplo, nada a ver separar vocativo com vírgula, não é? Iniciar frases e nomes próprios, mesmo que apelidos, com letras minúsculas é correto, claro. Você e teus seguidores estão de parabéns no quesito incompetência gramatical.

Anônimo disse...

Reitero tudo o que foi escrito sobre "dicionário só para preencher a prateleira" e gostaria que os brasileiros não só escrevessem corretamente, como também falassem mais apropriada e fundamentadamente! Ademais, temos o "cada um um dá o sentido que quer a uma palavra" e o tal "vox populi", de onde podemos lembrar dos conceitos de denotação e conotação e a famosa frase: deu para entender a idéia, respectivamente.
Escrever e falar são as maiores conquistas do ser humano; e o que fazem com isto? Mediocridades e falácias. E quando alguém prima pelo bem falar e escrever é ridicularizado ou vira motivo de ironias. Não há necessidade de SERMOS um dicionário, mas é imprescindível TERMOS e LERMOS um dicionário, assim como bons livros! Porém, será que para o Governo, empresários e outros é interessante que saibamos nos expressar bem??

Anônimo disse...

No seu post tem muitos erros gramaticais! O emprego da vírgula em seu post é uma ofensa a língua portuguesa...e então, por ser você um desse pobres cidadãos semi-alfabetizados, por que não extender a posse do dicionário também à posse do livro de gramática??

"um cego conduzindo outro cego..." que merda...melhor eu me calar para não ser mais um!

Anônimo disse...

super se escreve suuuper?

Anônimo disse...

Nao suporta erros de ortografia, ja os de sintaxe, sim?

Anônimo disse...

como uma boa brasileira, vc e extremamente riducula preconceituosa, e burra nos comentarios.Se esqueçe que agora no Brasil nao e so porteiro, fachineiro etc... que e semi analfeto,e sim tbm o atual presidente e talves a futura prisente tbm.Nao sou boa no portugues, mas tao pouco falo questao, embora ja fiz muito,mas neste pais sem moral pra isto perdi o interesse, e alem do mais nao vivo mais ai por anos .
Deixa de ser grosseira a vida passa rapido, nao se leva palavras pra debaixo da terra.
Meus sentimentos, pela sua ignorancia

Anônimo disse...

Muito interessante... achei sei blog em um momento de dúvida do infelizmente com "s" ou "z" (rs). Quem nunca teve um branco de como se escreve alguma palavra?!?! Na dúvida um segundo na web ou no dicionário resolve. Concordo plenamente com vc e como tbem não sou dona da verdade cometo meus erros... mas para evitar comete-los cai no seu blog. PARABENS e SUCESSO! Marcia

Anônimo disse...

Acho que burra mesmo é vc e muito mal informada, talvés só se preoculpe com o blog, fica mais fácil para quem não faz nada e fica olhando a vida dos outro,
pobre de vc quantos chifre já levou hoje ? vc sabe? vai procurar o que fazer... pega o dicionario e analiza meus erros de portugues rsrsrs esse não o seu trabalho.

Anônimo disse...

Coitadinha dessa pobre moça o analfabeto e nordestino deram um banho nos inteligente, com certeza vão mandar por muito tempo vai cuidar do teu futuro por que com certeza infelismente com ou sem z vai se digno de pena.

agora analiza meu português

Anônimo disse...

admito, escrevi infelismente mas como fiquei com duvida "desculpe a falta de acentos" e o meu dicionário foi pior ainda, e infelizmente encontrei a palavra em um de english,mas no decorrer tirei mesmo a duvida rs, no seu site... continuo pedindo descupas pela falta d acentos.

Edgar Leitão disse...

Vamos combinar
Quem sabe vocês se preocupem mais com situação de alguamas camadas da sociedade, e lutem mais por uma igualdade social, ao invés de ficarem defendo que todos os brasileiros tem que saber falar e escrever corretamente, nem todos tiveram a oportunidade que nós tivemos, e mesmo assim não somos, nem de longe, uns Paulo Freire da vida... Abraços a todos..

Anônimo disse...

É triste vermos os comentários de algumas pessoas, alguns brasileiros gostam de serem burros mesmo. Nem uma ajuda aceitam, pois eu acho uma atitude louvável a dessa moça de falar este assunto por sinal muito interessante. Abraços!