quinta-feira, 24 de setembro de 2009

É preciso dar um passo para trás, para dar dois passos para frente!

O título do post não é nenhuma novidade, né? Quem de vocês nunca teve que recuar em algum momento da vida para mais adiante ter melhores resultados? Isso acontece na vida pessoal, profissional...

Tem sido frequente no meio esportivo este tipo de comportamento, não acham? No cenário atual do futebol brasileiro, posso citar o exemplo do Vasco da Gama até por conhecimento de causa, hehehehe. Todos precisam concordar que o futebol carioca não anda nada bem a algum tempo, certo? E os motivos vão desde uma má administração, até a falta de incentivo da torcida, passando por arbitragens nada imparciais.

Pois bem, o último time carioca que passou por uma grande crise foi o Vasco da Gama, que acabou sendo rebaixado para a segunda divisão. Para quem gosta de futebol e tem uma paixão pelo seu time, não é nada fácil vê-lo na segundona e muito menos aguentar as gozações dos adversários. Achei que seria um ano horrível para o Vasco, mas hoje com o desenrolar da história, estou achando até que foi "melhor" assim.

Não, não sou maluca, mas é que a gente só acorda pra vida quando acontecem coisas desse tipo! Hoje eu vejo uma torcida vascaína que ama de verdade o seu time, que vai a todos os jogos e não somente nos mais importantes, vejo os jogadores sempre com um discurso humilde, dizendo que ainda precisam melhorar mesmo quando fazem um espetáculo dentro de campo(que seja só de fachada, o que importa é que isso ajuda o Vasco), há um respeito maior em relação aos outros adversários por mais "fracos" que a gente ache que eles sejam, resumindo, por mais que o Vasco da Gama hoje não seja um grande time, com um elenco de super estrelas, estamos adotando uma postura que se continuar assim, tem tudo para trazer o Vasco de volta à elite do futebol brasileiro. E elite que eu falo não é estar somente na primeira divisão não(até porque nós praticamente já garantimos nossa volta à primeirona), é estar no mínimo entre os quatro melhores times do Brasil.

Não posso deixar de citar também a nova administração que está sim fazendo a diferença, o investimento de patrocinadores e o ótimo trabalho do Dorival. É graças a esse conjunto hoje chamado Vasco da Gama, que ano passado deu um triste passo para trás, que em breve dará dois passos para a frente!

Beijos e saudações vascaínas!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O polêmico comercial das "Havaianas"!

Meu querido professor de atendimento publicitário, Eduardo Domingues, acabou de me mandar um e-mail com uma notícia fresquinha do mundo da Publicidade!

Todos vocês viram o novo comercial das Havaianas protagonizado por uma neta e sua avó em um restaurante? Pra quem não viu ou não está lembrando é esse aqui:



E aí, o que acharam?

O anunciante recebeu um monte de reclamações a respeito do comercial; deve ter sido essa galera puritana, conservadora... o que eu acho engraçado, é que eu duvido que elas deixam de assistir às novelas que também possuem conteúdo sexual muitas vezes até pior do que a simples palavra "sexo" dita nesse vídeo.

Eu achei o comercial sensacional e muitas outras pessoas também. Em virtude disso, o anunciante acaba de retirar do ar o primeiro vídeo e lançar esse aqui:



Respeitando os dois lados, o anunciante conseguiu de forma espetacular agradar ao público que gostou e o que não gostou do comercial. De quebra, chamou mais atenção ainda para o produto diante desta polêmica e tem grandes chances de conseguir aumentar o número de visitantes do seu site.

É por essas e outras que eu escolhi fazer Publicidade!

Beijuuuss!

P.S: Dando os devidos créditos, os dois vídeos foram criados pela AlmapBBDO; o primeiro comercial pela dupla Rynaldo Gondim e André Nassar, com direção de Marcello Serpa e o segundo por Gondim e Serpa. Ambos tiveram produção da Cine, com direção de Clovis Mello.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"São as perguntas que movem o mundo..."

O final de semana está aí e o que todo mundo quer (ou pelo menos a maioria) é relaxar, certo? Então, nada de assuntos polêmicos por hoje, vou deixar o vídeo de um comercial que eu gosto muito e a reflexão fica por conta de vocês, ok?



Bom fim de semana à todos!
Beijuuus!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entenda o "Twitter"!


Essa semana aconteceu um fato engraçado comigo! Minha mãe veio toda preocupada me perguntar se eu tinha "Twitter" e eu falei que sim sem entender o porquê do nervosismo dela. Ela simplesmente virou-se pra mim e perguntou:

-Minha filha, esse negócio não é perigoso não? Ouvi falar que as pessoas seguem as outras, toma cuidado com isso!

Minha mãe é uma "coroa" super antenada; usa e-mail, tem orkut, baixa músicas e adora fazer uma pesquisa no "Google", mas foi inevitável, tive que rir do questionamento dela! Não por ela em si, mas pelo fato de como quem lê ou escuta falar alguma coisa que não tem conhecimento, pode ter uma visão totalmente errônia. Foi até legal a atitude dela de vir me perguntar; melhor do que essas pessoas que não se informam e saem por aí disseminando informações erradas!

Aonde eu quero chegar com isso tudo? Que o "Twitter" virou uma febre, está crescendo a cada dia e ainda tem muita gente que não sabe do que se trata, simplesmente ouviu falar e só! Como eu sou daquele tipo de pessoa que gosta de saber de tudo, acho que mesmo quem não tem interesse em usar o "Twitter", deve no mínimo saber o que é. Até porque esse tema está na boca do povo e você não quer ficar com cara de abobado quando alguém puxar esse assunto, né?

Acontece que explicar para quem não tem e nunca viu ou para quem não tem noção nenhuma de internet e redes sociais é complicado; você fala, fala e a pessoa sempre vai achar o "Twitter" a coisa mais sem graça do mundo! Então ao invés de escrever alguns parágrafos sem ter a certeza de que serei compreendida da forma adequada, optei por indicar um "manual" que ao meu ver foi escrito e ilustrado de forma sensacional:

Tá aí o link! É só clicar, escolher a resolução do arquivo e baixar!

Espero que tenha ajudado vocês e caso resolvam aderir ao "Twitter", podem me seguir por lá: @carlinhatf.

Beijuuuuss!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que é neuromarketing?

Mesmo que você não trabalhe nessa área, com certeza você já ouviu falar em marketing pessoal, marketing político, marketing de relacionamento, entre outros, não é verdade? Agora... neuromarketing?!? Poucos devem ter ouvido, se é que alguém ouviu!

Não se preocupe, não estou dizendo que você é uma pessoa alienada e nem pouco informada, eu também só fui saber que isso existia semana passada e como achei interessantíssimo, resolvi compartilhar com vocês!

Segundo Nelson Lima (neuropsicólogo do Centro de Estudos de Neuroeconomia do Instituto de Inteligência de Portugal) neuromarketing é, na verdade, uma disciplina de investigação de marketing que estuda o consumidor ao nível do sistema cérebro/mente. O objetivo seria o de obter dados e informações relevantes sobre os processos e as variáveis mentais que possam explicar melhor as expectativas, preferências, motivações e comportamentos relacionados com o consumo e ajustar melhor as estratégias de marketing das empresas. "Os indivíduos são testados e observados em laboratório diante de produtos, marcas e mensagens publicitárias que pretendam chegar ao mercado com garantias de êxito nas vendas".

Para o publicitário Jorcelino Braga, o neuromarketing é uma espécie de evolução tecnológica da pesquisa qualitativa.“É algo novíssimo, mas fascinante. A polêmica em torno do assunto existe, mas toda tecnologia recém-chegada tende a deixar as pessoas assustadas. Isso também aconteceu com o lançamento da qualitativa porque ela trata da reação ao estímulo”, diz Jorcelino. Para Nelson, a longo prazo, o estudo do cérebro enriquecerá o conhecimento sobre o comportamento do consumidor. “Eles deixam de contar apenas com estudos subjetivos, impressões e estatísticas e passam a dispor de pesquisas mais amplas e ricas em conteúdo informativo”.

(Dados retirados do site: http://neuromarketing.blog.com/)

Vou dar um exemplo prático citado pelo irlandês Martin Lindstrom (autor do livro recém-lançado no Brasil "A Lógica do Consumo - Verdades e Mentiras sobre Por Que Compramos" da editora Nova Fronteira) pra ficar mais fácil...
Ele disse que se uma pessoa está sendo entrevistada num desses grupos de foco e a pergunta é: "Por que comprou a bolsa Louis Vuitton?", o motivo pode ser: "Quando eu tinha 15 anos, eu era uma coitada na escola, meus pais eram pobres, meus colegas me ridicularizavam; agora, adulta, quero mostrar como progredi". Quem dá uma resposta franca dessas? "Comprei a bolsa porque gostei da qualidade e vai durar muito!" É isso que o pesquisador ouve! E o neuromarketing entra aí, ele busca entender os sinais inconscientes de uma pessoa.

Enfim, é mais ou menos isso! É uma área nova, que está sendo estudada, mas que tem tudo para dar certo e trazer muitas respostas pra gente em relação ao consumo. Vamos torcer para que as pesquisas avancem e nos tragam logo grandes resultados!

Beijuuuss!

sábado, 5 de setembro de 2009

Análise de comportamento - Lei Seca

Esses dias eu fiquei analisando como a "Lei Seca" estava afetando a vida das pessoas...

Óbvio que não fiz nenhum tipo de pesquisa, apenas percebi alguns fatores graves no comportamento dos meus amigos e das pessoas à minha volta e achei interessante escrever sobre isso aqui.

A primeira coisa é que as pessoas não sabem mais sair e não beber! A maioria dos meus amigos tem carro e eu não vejo nenhum deles abrindo mão de beber para sair de carro; ou eles saem pra algum lugar que dê pra dividir o táxi e não sair muito caro pra cada um, às vezes até deixam de sair ou então acabam reunindo a galera na casa de alguém... isso tudo pra não ficar um dia sem beber! Bizarro, né?

Concordo que pra quem gosta, ficar sem beber é muuuuito difícil, mas ninguém vai morrer se ficar um dia sem tomar uns gorós, né? Sim, eu sei que tudo fica muito mais divertido quando se está bebendo, a gente fica mais risonho, mais cara de pau, menos inibido, mas de que adianta abrir mão de ir em um lugar que você adora por exemplo só porque não vai poder beber? Desculpa mas isso pra mim é burrice, é não ter controle sobre si próprio, é deixar a bebida tomar conta da sua vida!

A segunda coisa é que você vê como as pessoas são egoístas! É super legal ver a propaganda do "amigo da vez", né? Cada dia um amiguinho deixa de beber para levar os outros que vão beber, uauuuu! Na prática com vocês funciona? Porque a maioria das pessoas que eu conheço não fazem isso. Ninguém nunca quer abrir mão de beber, ninguém nunca toma a iniciativa de falar "hoje eu não vou beber"...

E os casais aonde os dois dirigem? Não sei porque, mas todos os homens sempre acham que eles devem beber e a mulher que volte dirigindo! Pior que a gente é boazinha, eles se fazem de coitados, fazem aquela cena dizendo que trabalham a semana toda e que no final de semana que eles podem relaxar e tomar umas você não vai fazer o pobrezinho ficar sem beber, né? Óbvio que não, a gente é idiota, fica sempre com pena e no final da noite sempre vira motorista de bêbado!

Enfim, não estou aqui para criticar o comportamento de ninguém, mas acho séria essa história da pessoa não conseguir sair sem beber. Se você não tem controle sobre si mesmo, se você não consegue dizer "hoje eu não vou beber" e fazer isso, é um vício e não é possível que você ache isso normal... né?

Fica aí o alerta! De repente você está agindo assim e nem percebeu! Pergunte a si mesmo se você tem controle da bebida na sua vida, veja se você conseguiria sair um dia e ficar sem beber! Se não, acho melhor você rever seus conceitos...

Beijuuusss

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pra relaxar...

Já que vem um feriadão por aí, o post hoje está em um clima bem "relax"!
Nada de temas polêmicos, assuntos contraditórios ou qualquer coisa que me faça escrever linhas e linhas... é bom dar um descanso para a vista de vocês, né? Depois de algumas postagens gigantes, deliciem-se com esse vídeo:



Musiquinha gostosa de se ouvir, um clip "cleam" super criativo... querem mais o que?!?

Beijuuuuuss!