terça-feira, 30 de setembro de 2008

Palhaçada da vez: novas regras de ortografia!

Para quem não sabe, as novas regras de ortografia foram aprovadas! Mas calma, elas só começarão a valer em 01/01/09! A idéia, é que haja uma unificação entre os Países de Língua Portuguesa.

Tá, a intenção é até boa, mas acho complicado ficar mudando a grafia das palavras! Grande parte da população já tem dificuldade em escrever certo, com essas mudanças então aí mesmo que o povo vai se ENROLAR! As mudanças foram as seguintes:

Alfabeto --> Inclusão das consoantes , K, Y, e W no alfabeto, que agora passa a ter o total de 26 letras.

Acentos --> Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (apoio, boia, centopeia, Coreia, ideia, jiboia, joia, plateia, paranoia).
Não se usa mais o acento no i e u tônicos quando vierem após um ditongo em palavras paroxítonas (feiura, enxague, boiuna, averigue).
Não se usa mais o acento que diferencia as palavras pára/para, pêlo/pelo, pólo/polo. Mas o acento permanece em pôde/pode, pôr/por, têm/tem, vêm/vem.
Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo (voo, zoo, enjoo, leem, creem, veem, abençoo, perdoo).

Hífen --> Não se usa mais o hífen na palavra sub-humano (que vira subumano). Palavras compostas que não têm mais hífen: paralama, mandachuva, paraquedas, parachoque.Não se usa mais hífen em palavras terminadas por vogal com segunda palavra iniciada também por vogal: autoescola, extraoficial, infraestrutura, contraindicação, semiárido. Usa-se hífen nas palavras em que o segundo elemento começa pela mesma consoante em que termina o primeiro. Exemplos: super-romântico, hiper-requintado. Palavras compostas que tinham hífen e, agora dobram o ‘r’ e o ‘s’, como exceção à regra anterior: antissocial, ultrassonografia, autorretrato, contrassenso. Não tinha hífen e agora tem (palavras formadas por prefixo ou falso prefixo terminado em vogal e segunda palavra iniciada pela mesma vocal): anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ondas.

Ortografia --> Palavras que ganharam a opção da dupla grafia: aspecto/aspeto, cacto/cato, concepção/conceção, corrupto/corruto, recepção/receção, caracteres/carateres, dicção/dição.

Trema --> Foi abolido (grafias novas: cinquenta, tranquilo, sequestro, linguiça, aguentar, arguir, linguista).

Algumas coisas na verdade nem vão mudar muito né... a trema por exemplo, quase ninguém usa! Agora na minha opinião, outras coisas são SURREAIS como por exemplo a dupla grafia. Como assim corrupto e corruto são a mesma coisa? Dupla grafia pra mim seria o caso por exemplo de espaço poder ser escrito com ç ou com ss, e coisas desse tipo! Agora, eu escrever CORRUTO quando eu estiver me referindo a um CORRUPTO é demais para a minha cabeça!

Enfim, pra mim é o tipo de coisa DESNECESSÁRIA enquanto o nosso país está cheio de problemas mais importantes para serem resolvidos!

sábado, 27 de setembro de 2008

Banalização da saudade!

Vira e mexe escuto alguém dizer que o "eu te amo" está BANALIZADO! Concordo plenamente e quem não concorda, só pode ser uma dessas pessoas que em uma semana já estão falando que amam Deus e o mundo! Enfim, não estou aqui pra criticar ninguém e esse nem é o foco real do meu post! Quero falar de outro sentimento, que ao meu ver, está se tornando tão banalizado quanto: a SAUDADE!

Não sei se isso acontece com os homens também, mas comigo já aconteceu várias vezes e com as minhas amigas também! Um exemplo muito comum disso, é quando estamos ficando com uma pessoa e DO NADA ela some! Satisfação pra que, né? Pois bem... mas o tempo passa! Às vezes semanas, meses e até ANOS e a tal pessoa volta a te procurar! O discurso geralmente é o mesmo: "Estava com saudades de você!". Não estou falando dos casos em que a pessoa se afasta e REALMENTE percebe que gosta da outra, sente falta e resolve reaparecer não... estou falando dos casos de pessoas sem noção mesmo, que não possuem um pingo de VERGONHA NA CARA!

Em 99% das vezes que recebemos mensagens desse tipo (ainda tem essa, geralmente é mensagem de celular), o cara simplesmente está "na seca" e lembrou que você EXISTE! E ao invés dele ir direto ao ponto e chamar você pra sair ou algo do tipo, ele resolve fazer uma "média" e dizer que estava com saudades! Nessas horas eu dou risada e acho que está escrito na minha testa: SOU OTÁRIA!

Na boa? Tenho saudades das minhas amigas que moram em Minas Gerais e eu quase não vejo, da minha tia que morreu, das pessoas com quem eu já trabalhei, das minhas amigas da faculdade que eu via todos os dias e agora vejo de vez em quando... saudade é uma coisa que muitas vezes chega a DOER, aquela coisa de você querer a pessoa do seu lado e ela não estar ali! Aí vem um meliante qualquer dizer que está com saudades? Isso me IRRITA ao extremo!

Jogar aberto funciona muito mais! Se o cara sumir e me ligar um tempo depois simplesmente me chamando pra sair, pode ser que eu até aceite! Agora, se já chega com esse papo de saudades, eu descarto de cara! Dá até um nojinho, aquele famoso "ECA", sabe? Dá impressão de que o cara quer tirar uma onda com a minha cara!

Meninos, pensem nisso! Hoje em dia as coisas andam tão mais fáceis, não precisa ficar falando que está com saudades pra sair com alguém... a gente SABE que é mentira; vocês SONHAM que estão enganando a gente! Pra que isso? DESNECESSÁRIO!

Enfim, demorei pra escrever por conta do trabalho e por falta de inspiração! Acaba que pra variar tive uma idéia do nada sobre o que escrever e aqui está!
Sem mais por hoje! Um grande beeeeeeeeeijo!

domingo, 21 de setembro de 2008

Odeio mulher que não se garante!

Em um papo de msn acabou surgindo o tema do post do dia! Conversando com uma amiga minha, comecei a falar sobre um amigo nosso da época de colégio que quando está namorando simplesmente NÃO FALA COMIGO. E não, nunca ficamos e não tem nada a ver, é só AMIZADE mesmo!

Odeio homem FROUXO, sabe? Daqueles que quando namoram ficam na coleira literalmente; só fazem o que a namorada quiser e deixar! Se a mulher tem ciúme, mostre pra ela que não tem nada a ver! Mas não, a pessoa não quer ter o trabalho de discutir, de bater o pé, é muito mais fácil se afastar dos amigos né... quando você terminar seu amigo (a) vai estar lá, te esperando de braços abertos, até você começar outro namoro e dar mais um "tempo" para essa amizade.

Tudo bem que amigo é pra essas coisas, que precisa compreender certas situações, mas existe um limite pra tudo! O cara vai ficar taxado de "amigo que procura quando precisa" e vai deixar de ser aquele bom e velho amigo pra TODAS AS HORAS!

Sei que é super complicado colocar na cabeça de uma mulher que a "fulaninha" é sua amiga, mas é difícil no começo, com o tempo a pessoa pára de implicar! É óbvio que isso nos casos em que não tem nada a ver mesmo né?

Namorada que "veta" amizades é podre! Isso pra mim é coisa de mulher que não se garante! Na boa? O homem que quer trair de verdade, TRAI, e se ele fizer bem feito querida, você não vai nem SONHAR! Então pra que ficar no pé do cara por causa da amiguinha? Mal sabe você com quem ele anda almoçando durante a semana no trabalho... ou às vezes, QUEM ele anda almoçando né, hahahaha.

Enfim, pára pra pensar se não tem nenhum (a) amigo (a) que você IGNORA quando está namorando e comece a rever seus conceitos! Infelizmente amigos não são obrigados a aturar TUDO não... um dia as pessoas cansam!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Caspa?!? Tô fora!!!

Antes de mais nada quero pedir desculpa pela minha ausência. Comecei essa semana a trabalhar em uma produtora de eventos e ainda não me acostumei com o ritmo! Já tinha me esquecido como era sair de casa de manhã cedo e só voltar tarde da noite... mas quer saber? ADORO! O tempo passa rápido, não fico mais naquele ócio horroroso! Só preciso que meu organismo se adapte ao meu novo horário para que eu chegue em casa e ainda consiga fazer minhas coisas, inclusive, atualizar o blog!

Hoje resolvi escrever sobre uma coisa um pouco “desagradável”, eu diria! Eu estava no ônibus vindo trabalhar e quando olhei para o homem que estava sentado na minha frente, ele tinha uma neve na cabeça! Sim, eu quis dizer que ele estava com CASPA! Você deve estar achando surreal eu fazer um post sobre esse assunto né? Eu explico porque não é!

Ter caspa em muitos dos casos, não é culpa da pessoa. Algumas de suas causas são: stress, um fungo que se multiplica no couro cabeludo, o uso excessivo de produtos que deixam o couro cabeludo oleoso, etc. Minha reclamação não é a respeito da caspa em si e sim das pessoas que acham isso “normal” e não fazem um tratamento! Eu sinceramente acho nojento ver essas pessoas cheias de caspas; me dá impressão de falta de higiene, sabe? Os homens, sem dúvidas, são maioria em relação a esse assunto de não tratar da caspa e eu, que tenho muitos amigos homens, sei que muitos deles falam que usar shampoo anti-caspa por exemplo é coisa de VIADINHO! Fica a pergunta então: homem com H tem que ter aquele cabelo grisalho de tanta caspa?

Fica o meu apelo para homens e mulheres: existe tratamento para a caspa, então porque não fazê-lo? E outra coisa, cada caso pede um tipo de tratamento, não adianta comprar o shampoo que o seu amiguinho já usou porque no seu caso pode não funcionar; vá a um dermatologista e peça um tratamento adequado para o seu problema!

Tenham um excelente dia!

domingo, 14 de setembro de 2008

Qual a trilha sonora do seu fim de semana?

Hoje estou sem inspiração... mas ao mesmo tempo sinto a necessidade de escrever. Não é por obrigação, é vontade de escrever, de me expressar, meio até que uma forma de "me libertar"... só não sei sobre o que falar! Já pensei em vários assuntos e a maioria me renderia posts enooormes... pois é, hoje não estou a fim de escrever muito!

Por isso, resolvi colocar trechos de músicas que descreveriam meu final de semana:

"E queria sempre achar
Explicação pro que eu sentia..."

"Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu?"

"Sobra só o desespero
De ver tudo mudar
Talvez até porque
Ninguém mude por você..."

E você, já pensou em qual seria a trilha sonora desse seu final de semana?!?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Colação de grau: considerações importantes!

Hoje é o dia da minha colação de grau; aproveito a data para fazer algumas considerações desses 4 anos de faculdade!

Pra começar, falar da minha escolha! Porque PUBLICIDADE?
Em primeiro lugar desde pequena sempre me falaram que eu era criativa e deveria seguir alguma carreira relacionada a isso.
Em segundo, sempre fui apaixonada por comerciais, era muito mais legal ficar vendo propagandas “bem boladas” do que muitos programas de tv por aí!
Em terceiro, me lembro como se fosse hoje, vi uma reportagem no Jornal Hoje falando sobre Publicidade e ali, me APAIXONEI!

Sim, a Publicidade pra mim não é apenas uma profissão, é uma PAIXÃO; e muito melhor do que ter um diploma na mão apenas pra falar que se tem uma graduação, é poder falar com muito orgulho que eu estou me formando em algo que eu amo e faço com muito prazer!

Quantas vezes eu ouvi pessoas me falando para desistir de Comunicação, fazer Direito, Administração... e a minha resposta era sempre a mesma: “-Deixa eu pelo menos tentar fazer o que eu gosto, se não der certo, eu tento outra coisa!”
Acho que deve ser horrível aquelas pessoas que seguem uma carreia para agradar à família; isso um dia vira FRUSTRAÇÃO!

Aprendi muita coisa nesses 4 anos, não só na faculdade, mas com os amigos que eu fiz, as pessoas que eu conheci e nos lugares aonde eu trabalhei! Aprendi a gostar de outras áreas da Comunicação inclusive; adoro a parte de eventos, adoro escrever (isso acho que vocês já perceberam), acho mágica essa coisa toda do marketing... acho que seria feliz trabalhando em qualquer uma dessas áreas!

Hoje sem sombra de dúvidas, eu estou amadurecida em relação às minhas escolhas. Me dou ao luxo de recusar estágios e trabalhos que não tem muito “a ver comigo”, porque sei o quanto é horrível chegar já de manhã cedo no trabalho com vontade de ir embora! Não tem dinheiro que pague o prazer de se fazer o que gosta! E não é hipocrisia minha não, não estou falando que dinheiro não importa, mas quem me conhece sabe que eu já recusei boas propostas por causa disso!

De repente você, é uma daquelas pessoas que não acreditam que é possível conciliar prazer e satisfação financeira no trabalho, mas eu acredito, e MUITO! E desse jeito eu vou levando a vida... aos poucos conquistando meu espaço, mostrando ao mundo pra que eu vim e acredito sim, que em breve eu vou conseguir tudo que eu desejo em relação ao meu lado profissional! E como diz a minha mãe:
“QUEM VIVER, VERÁ!”


E quem quiser, e puder ir:

COLAÇÃO DE GRAU

DATA: 11/09/08
HORA: 19H
LOCAL: CASA DE ESPANHA – RUA VITÓRIO DA COSTA, 254. HUMAITÁ

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Conselho é bom ou não é?!?

Hoje eu ouvi aquela velha frase conhecida: "Se conselho fosse bom a gente vendia!"
Nunca concordei muito com isso e agora, que tenho um blog, me dou o direito de escrever minha opinião sobre o assunto!

Eu acho que conselhos são na maioria das vezes, bons e muito bem vindos! Eles nada mais são que opiniões de pessoas que estão de fora da situação e por isso conseguem (geralmente) enxergar as coisas com mais clareza.

Isso não significa que você deve seguir TODOS os conselhos que te derem, mas é fato que ouví-los é sempre bom e muitas vezes "abre a nossa cabeça"! Você começa a pensar, refletir e vê a coisa com "outros olhos".

Lógico que não é qualquer pessoa que vai te aconselhar sobre qualquer assunto. Como alguém que nunca trabalhou por exemplo pode te dizer como pedir um aumento para o seu chefe? Não que ela NÃO POSSA... poder pode, mas perde um pouco de credibilidade, ela não vivenciou isso para te falar como você deve fazer, entende? Ela de repente vai te falar o que ouviu por aí, leu em revistas, viu na tv... outra coisa é conselho de quem já viveu a situação!

Conselho não é VERDADE ABSOLUTA, não é manual de como fazer isso ou aquilo; conselho é um parecer, uma opinião, uma advertência entre tantas outras coisas!

E pra quem diz que se conselho fosse bom a gente vendia, eu dou um CONSELHO: vai se informar melhor sobre o assunto, vai!

domingo, 7 de setembro de 2008

Um dia "legiônico"

Hoje foi um dia de nostalgia! Peguei minha case de cd´s e resolvi escutar a minha banda preferida de ontem, hoje e sempre: LEGIÃO URBANA.
Tenho praticamente todos os cd´s e isso me proporcionou um dia digamos, "legiônico"; acabava um cd, eu colocava outro e assim por diante!

Meu dia chegou ao fim deixando a sensação de que "não se fazem mais bandas como antigamente"! Você pode não gostar de Legião Urbana, é um direito seu, mas tem que concordar que é uma banda que acabou mas que faz sucesso até hoje!

E eu, que ouvia Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos na minha adolescência, hoje vejo a garotada da mesma idade escutando "Dibob" e cia! Nada contra essas bandas maaasss, FALTA MÚSICA, FALTA LETRA, FALTA ESSÊNCIA, sei lá!

Não estou aqui pra criticar ninguém e muito menos para dizer que banda as pessoas devem ou não escutar, apenas me deu vontade de escrever sobre eles e pronto, tá feito!

Pra finalizar meu dia "legiônico", vou deixar um trecho de uma música deles que eu amo:

"Quando me vi tendo de viver
Comigo apenas e com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei
Não sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo
Eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir..."
(Teatro dos Vampiros - Legião Urbana)

sábado, 6 de setembro de 2008

A desculpa da vez: infidelidade masculina é genética!

Navegando na internet, me deparei com uma reportagem um tanto quanto curiosa cujo título era: "Estudo diz que gene é um dos responsáveis por infidelidade masculina".

A matéria fala sobre o estudo do Instituto Karolinska de Estocolmo, que afirma que um dos culpados pela infidelidade dos homens é um gene, o alelo 334, que administra a vasopressina, hormônio que se reproduz naturalmente através, por exemplo, dos orgasmos. Desta forma, os homens que possuem esta variante do gene dificilmente conseguiriam manter uma relação estável, segundo este estudo.

Já estou até vendo o sorriso de orelha a orelha dos homens que lerem essa matéria, imaginando que agora possuem uma desculpa "convincente" para as suas puladas de cerca! Teremos diálogos do tipo:

Ana: - Você me traiu de novo? Não é possível!
Pedro: - Traí meu amor, mas me perdoa!
Ana: - A culpa é minha que sempre caio nesse seu papo! Sou uma otária mesmo!
Pedro: - Não minha querida, a culpa não é sua, é do alelo 334!

Depois dessa explicação você vai até ficar feliz né? Não vai achar que seu namorado ou marido te traiu porque você está flácida, cheia de celulite e não tem mais disposição para transar todos os dias... o problema não é mais com você, é tudo culpa da genética, meu bem!

E quem quiser conferir a matéria na íntegra aí vai o link: http://br.noticias.yahoo.com/s/03092008/40/entretenimento-estudo-diz-gene-dos-responsaveis-infidelidade-masculina.html

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Tudo vira chopp!

Estava aqui pensando em como tudo hoje em dia virou um CHOPP!

Você quer encontrar uma pessoa, você a chama pra tomar um chopp!
Você quer se desestressar, você vai tomar um chopp!
Você quer comemorar sua promoção, você vai tomar um chopp!
Você quer reunir a galera do tempo de colégio, vocês vão tomar um chopp!
Você quer afogar as mágoas, você vai tomar um chopp!
E até mesmo quando a sua cia não bebe, você a chama para tomar um chopp, afinal, nessa expressão "vamos tomar um chopp", está subentendido que você vai tomar o chopp e ela vai tomar uma Coca, zero, óbvio!

E se as pessoas costumam dizer que no final "tudo acaba em pizza" ou "tudo vira festa", eu digo:
"TUDO VIRA CHOPP".

E por falar nisso, estou com saudades de você, bora tomar um chopp?!?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Vamos fazer a diferença?!?

Já estava com meu post praticamente pronto na minha cabeça mas fui obrigada a mudar devido a um acontecimento IMPORTANTE nesse fim de semana!


Neste domingo eu trabalhei em duas ações do "Dia de Fazer a Diferença". Para quem não sabe, é um dos maiores eventos de mobilização para causas sociais do mundo onde todos podem participar, não é necessário dinheiro, nem grandes talentos, somente solidariedade. Aqui no Brasil, quem abraçou essa causa foi a Tv Record e diversas atividades aconteceram simultaneamente em vários Estados.

Uma das ações que eu fiz, consistia em fazer doações para as crianças de um orfanato, levá-las para assistir a uma peça infantil e em seguida fazer uma festa surpresa com direito a bolo, sorvete, balas e todas essas coisas que criança adora! Pois bem, estava eu lá, distribuindo balões de gás para a criançada, quando uma se vira pra mim e fala:
"- Tia, hoje é o dia mais feliz da minha vida!"

Levei um tapa na cara né! Você está se perguntando porque? Gente, eu vivo reclamando da vida, de coisas bobas e vi ali, uma criança carente com um brilho nos olhos e um sorriso de orelha a orelha porque tinha assistido a uma peça e tinha ganho uma festa! Eu compro e como um bolo a hora que eu quiser e sabe-se lá se algum dia na vida, essa criança já tinha comido um! Não duvido que não...

Depois dessa, nem tive coragem de reclamar do ônibus lotado na volta e eu em pé após um dia suuuuuper cansativo de trabalho! Voltei pra casa feliz da vida, com cara de quem FEZ A DIFERENÇA! E você, tem feito a diferença por aí? Todo dia é dia!